Como forma de assegurar a participação social no processo de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho (PDPM), antes as audiências públicas ocorrerão rodadas de oficinas voltadas à sociedade em todo o território do município.
Para tanto, uma grande equipe tem sido mobilizada para desenvolver as oficinas, recebendo treinamento da empresa contratada pela prefeitura para assessorar todo o processo de revisão do PDPM. Entre as atividades de capacitação da Equipe Técnica Municipal (ETM) ocorreu durante os dias 23 e 25 de maio, na Sala de Situação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, reunião preparatória entre os consultores do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), membros do Conselho da Cidade de Porto Velho (CONCIDADE) e os servidores da prefeitura que desenvolverão a 1ª Rodada de Oficinas de Leitura Comunitária.
A consultoria do IBAM transferiu aos presentes a metodologia para realizar as oficinas tanto na zona urbana de Porto Velho (Distrito Sede), quanto nos distritos localizados no Baixo e Médio Madeira, Abunã e Ponta do Abunã. As oficinas nos distritos ocorrerão entre os dias 06 e 10 de junho e, no distrito sede nos dias 11 a 16 deste mesmo mês, abrangendo diversos bairros da zona urbana e todos os distritos.
Nestas atividades, o objetivo é mobilizar a sociedade, informar os objetivos da importância
da participação social, divulgar as fases do processo de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho e captar as demandas sociais das populações e associações representativas nos diversos distritos. O resultado dessas oficinas será sistematizado pela Equipe Técnica Municipal e servirá como subsídio para o diagnóstico e para as propostas na revisão do Plano Diretor.
É extremamente importante que a sociedade participe das oficinas e demais eventos que serão organizados pela prefeitura para balizar o Plano Diretor Participativo do Município que abrangerá o horizonte dos próximos 10 anos de Porto Velho.
Fonte: DPGE/SEMPOG.