A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou o documento de estudos de número 1O9 intitulado “O solo urbano e a urgência da paz”, o documento trata sobre o direito à cidade, faz uma análise sobre a atual situação das cidades brasileiras e aponta caminhos para o resgate do espaço urbano como um ambiente de paz, diálogo e garantia dos direitos básicos para uma vida digna em cidades sustentáveis.
Com esta motivação, a coordenação da articulação do Grito dos/as Excluídos/as da Arquidiocese de Porto Velho, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia –UNIR, Coletivo Popular Direito à Cidade, Conselho Municipal da Cidade, entre outras, promoverá o I Seminário “A Cidade é Nossa”, com o tema “Participação popular na Revisão do Plano Diretor de Porto Velho”.
O evento destina a todos e todas interessados/as em contribuir nos rumos da cidade e de qual cidade queremos e contará com a participação de ativistas, gestores/as, conselheiros, movimentos sociais e eclesiais e legisladores/as. É um momento oportuno para cidadãos e cidadãs debaterem e apresentarem propostas de moradia digna, saneamento básico, transporte público, meio ambiente, espaços comunitários, dentre outras políticas públicas. Olhando o atual cenário das cidades, pode-se afirmar que sem um bom planejamento urbano e participativo, onde a pluralidade da sociedade é ouvida, considerada e ao mesmo tempo partícipe de sua gestão, não será possível a existência de cidades inteligentes, democráticas, inclusivas, justas e sustentáveis.
Venha participar deste importante momento de construção coletiva!
Dia 08/11/18 (Quinta-feira)
Local: Salão Paroquial da Catedral Sagrado Coração de Jesus - Av. Carlos Gomes, ao lado do Cartório Godoy , Porto Velho – RO
Horário: 18h30 - 21h00
Informações: 3221-2270
Programação:
Dia 08/11/18 (Quinta-feira)
18:30 – Credenciamento
19:00 – Abertura/Boas Vindas
19:15 – Mesa de debate “A Cidade É Nossa: Participação Popular na Revisão
do Plano Diretor de Porto Velho”
Expositores:
Carolina Moreira de Hollanda - Professora Dr.ª Adjunta da Universidade
Federal de Rondônia - UNIR
Diogo Henrique Costa Fonseca - Arquiteto e Urbanista da Prefeitura do
Município de Porto Velho
Mariane Begnis Motta - Licenciada em Geografia - UNIR e Técnica em Meio
Ambiente - IFRO, integrante do Coletivo Popular Direito à Cidade
20:00 – Debate
20:30 – Apresentação e assinatura de adesão à “Carta de Porto Velho” -
(contexto e as motivações de sua formulação)
21:00 – Encerramento
Fonte: http://arquidiocesedeportovelho.org.br/noticias/pastoral/pastorais-sociais/16-10-2018/atividade-do-ps-grito-dosas-excludoas-dar-enfoque-ao-plano-diretor-de-porto-velho