Atendendo ao convite de diversas instituições de ensino e com o objetivo de envolver cada vez mais a sociedade civil organizada e população em geral nas atividades de revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho, bem como levar aos novos profissionais os principais conceitos, desafios e estratégias discutidas no âmbito do processo de revisão do Plano, membros da Equipe Técnica Municipal participaram de diversos eventos acadêmicos ao longo do período de revisão desta importante legislação municipal.
A primeira participação se deu na 2ª Jornada de Engenharias e Arquitetura do Centro Educacional São Lucas, realizada em outubro de 2018. O evento contou com a participação de dezenas de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que foram convidados a contribuir com propostas inovadoras para os desafios apresentados pelo município de Porto Velho.
Em novembro, a participação se deu no evento SemanAU: Semana de Arquitetura e Urbanismo, das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA. Os alunos participantes puderam compreender como se dá o processo de revisão do Plano Diretor, compreendendo as dinâmicas das oficinas de leitura comunitária e técnica, audiências públicas e atividades internas e externas às secretarias participantes.
Em maio de 2019 aconteceu a 3ª Jornada de Engenharias e Arquitetura, promovida pela Coordenação de Extensão do Centro Universitário São Lucas. Desta vez, os participantes foram apresentados aos resultados obtidos no Produto 5 – Diretrizes e Propostas para uma Cidade Sustentável, dedicada à formulação e discussão de proposições para Porto Velho, as quais permitem uma visão ampla das dinâmicas urbanas e territoriais do município e a identificação de alguns grandes desafios do escopo do Plano Diretor
Essa mesma temática foi abordada na Semana Acadêmica da Faculdade Sapiens, que ocorreu em junho de 2019. O evento, que teve como tema a Amazônia: Sustentabilidade e Oportunidades, foi uma excelente oportunidade para os alunos de diversos cursos como Engenharia Civil, Engenharia da Produção, Administração, Ciências Contábeis e Direito saberem mais sobre o processo de Revisão e da importância que este exerce para o desenvolvimento sustentável de Porto Velho.
A participação acadêmica teve grande importância e contribuição para o processo de Revisão do Plano Diretor Participativo, uma vez que as apresentações se tornaram amplo espaço de apresentações de ideias e debates científicos, aprimorando ainda mais a evolução construtivas das propostas e diretrizes para uma cidade sustentável.