O encontro ocorreu na Escola Municipal Drª Ana Adelaide Grangeiro
Dando continuidade à realização do Fórum Preparatório Distrital da 1ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo do Município (PDPM), realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempog), foi a vez de a comunidade do distrito de Calama, no baixo Madeira, ser ouvida.
O encontro ocorreu na Escola Municipal Drª Ana Adelaide Grangeiro. Calama se destaca por estar em uma área que possui a Floresta Nacional de Jacundá, parte da Floresta Estadual de Rendimento Sustentado do Rio Machado e ainda a Estação Ecológica de Cuniã, conforme o Diagnóstico Consolidado da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho. As principais atividades econômicas são o funcionalismo público, a pesca profissional, a agricultura familiar e os pequenos comerciantes.
Em Calama, foi realizada a visita técnica de monitoramento pela equipe do Departamento de Implementação do Plano Diretor, da Subsecretaria de Planejamento, com a finalidade de verificar a atual situação do distrito e suas respectivas demandas.
No fórum preparatório foi realizada a análise conjunta das ações específicas do distrito de Calama que constam no Núcleos Urbanos dos distritos do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho. Essa análise ocorreu com a participação da comunidade expondo suas opiniões referente aos temas apresentados, tais como: qualificação dos espaços urbanos, saneamento básico, meio ambiente, serviços urbanos, mobilidade, saneamento básico, e outros.
No fórum também foram eleitos dois delegados e seus respectivos suplentes, que irão para Conferência validar o relatório de acompanhamento do Plano Diretor participativo do município de Porto Velho e eleger os novos assentos do Conselho da Cidade.
Texto: SMC
Foto: Sempog
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)