A convite da Professora Vanessa Rios do Departamento de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, a Senhora Raísa Tavares Thomaz, diretora do Departamento de Planejamento Institucional e Gestão Estratégica (DPGE) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPOG) e membro da Equipe Técnica Municipal (ETM), realizou na última sexta-feira, 14/06/2019, uma palestra sobre as diretrizes e propostas para o atual Plano Diretor do Município de Porto Velho no Auditório do NUCSA. A palestrante também abordou os segmentos de atuação e possíveis programas e projetos estruturantes a serem criados e implementados no horizonte de dez anos abrangidos pelo Plano Diretor que está em processo de revisão.
Sobre o assunto em debate:
O Plano Diretor é um instrumento político, elaborado após um diagnóstico da realidade estrutural, social, econômica, política e administrativa da cidade, que visa estabelecer objetivos, prazos e as atividades a serem executadas, bem como fixa as diretrizes do desenvolvimento urbano de um município, ou seja, é o instrumento que o Poder Público Municipal dispõe para implementar a "Cidade Sustentável".
Existem alguns pontos de críticos na construção do Plano Diretor, quais sejam: A participação da sociedade civil na sua construção, deste a falta de participação das audiências nos bairros. Além da falta de conhecimento do indivíduo de estar presente, como entender o que está sendo discutido, sendo necessitado que os agentes sejam claro no uso de linguagem acessível para a total compreensão dos mesmos.
Nessa perspectiva o poder público precisa trabalhar continuamente para incorporar no comportamento da sociedade civil, como a propagação massiva da elaboração do Plano Diretor e o seu chamamento, sobre a participação da sociedade. Assim, desde maio de 2018, a equipe técnica da Revisão do O Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho vem realizando atividades de sensibilização, mobilizando a sociedade a participar dos eventos (Reuniões Técnicas/Setoriais, Rodadas de Oficinas de Leitura Comunitária e Rodadas de Audiências Públicas), seja do bairro ou distrito de todo município.
Fonte: NUCSA