No último dia 28 de junho, integrantes da Equipe Técnica Municipal (ETM) da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Porto Velho (PDPM) e do Conselho Municipal da Cidade (ConCidade) estiveram na Maloca Querida, espaço de vivência e troca de saberes do Povo Mura, situada na Zona Sul de Porto Velho. O convite para esse momento partiu da liderança indígena Márcia Mura, integrante do Coletivo Mura e do Movimento Indígena de Rondônia e da Amazônia, participante da última Audiência Pública do PDPM.
Na oportunidade, os integrantes do Coletivo Mura, que participaram ativamente do processo de revisão do PDPM, apresentaram as suas principais reivindicações para a inclusão no Plano Diretor.
A primeira proposta diz respeito ao reconhecimento do território ancestral do povo indígena Mura na cartografia de Porto Velho para a retomada de sua perspectiva histórica e cultural como construtora da memória e identidade coletiva local. A solicitação dessa proposta foi de inserção na minuta de Anteprojeto de Lei Complementar do Plano Diretor, na estratégia Identidade e Pertencimento.
Outras três propostas foram apresentadas e se referem a implantação e requalificação de espaços em Porto Velho que devem ser destinados aos povos indígenas, como no caso da antiga sede da FUNAI, no bairro Arigolândia, que reivindica a requalificação como espaço multiétnico de apoio aos indígenas da região. A segunda sugestão apresentada é a implantação na Zona Beira Rio de um espaço multiétnico e de expressão cultural dos povos indígenas, que valorize a arquitetura amazônica a partir dos modos de ser indígena.
Por fim, o Coletivo Mura apresentou a proposta de estabelecer na Zona Beira Rio uma área para a retomada física do Povo Mura, que garanta as suas manifestações culturais, modos de vida e o fortalecimento de sua ancestralidade e identidade cultural.
Participaram da roda de conversa os Arquitetos e Urbanistas Raísa Thomaz, Diogo Henrique e Fernanda Rocha, e a Engenheira Civil Camila Fávero, da Equipe Técnica Municipal (ETM), e os integrantes do Coletivo Mura, Márcia Mura, Tanã Mura, Emanuel Mura, Valdirene Oliveira, e os convidados especiais Marilena Karitana e Elivar Karitana.
A roda de conversa foi concluída com uma saborosa caldeirada de tambaqui oferecida pela Maloca Querida.